domingo, 21 de novembro de 2010

.:: Entrevista com o Alemão .::

O Estudante de Jornalismo @xandy_araujo postou um bate - papo com o Alemão, para saber tudo sobre o bate - papo.

Confira aí!!

A. Araújo - A indústria musical nos dias de hoje, passa por uma fase de transformação, o que podemos chamar de "era digital", onde milhares de pessoas conseguem com facilidade fazer downloads de músicas e até DVDs e CDs completos por meio da internet sem pagar nenhum direito autoral.

- Qual é sua opinião em relação a isso? Deveria haver uma fiscalização maior na rede?


* Alemão - Por maior e mais completa que seja essa fiscalização, é complicado tratar desse assunto, pois os arquivos disponibilizados na internet hoje, se espalham pela rede com muita facilidade, então as pessoas podem salvar determinada música e publicá-la em um blog de domínio pessoal, por exemplo, ou quem sabe salvar a música em seu computador e passar para os amigos através de redes sociais, MSN ou até de um CD gravado. É impossível ter controle sobre o que está na Internet.


A. Araújo - Você acaba sendo prejudicado por um lado, pois, se todos tivessem que pagar para fazer downloads das músicas, uma parte do dinheiro é do grupo, mas ao mesmo tempo ganha, porque com mais pessoas ouvindo as músicas, surgem mais shows e as pessoas fazem pedidos para as rádios reproduzirem as mesmas. A final de contas é bom ou ruim para o artista esse momento em que vive o mercado? Por quê?


* Alemão - A internet facilitou em muitas coisas a vida, principalmente, de novos artistas. Hoje é possível que um artista independente, que tem suas músicas apenas disponíveis na rede, possa fazer shows em outras cidades, talvez outros estados, tudo porque sua música se tornou destaque na internet, por exemplo.

Antes de lançarmos nosso novo CD e DVD 5 Elementos, nós fizemos um projeto chamado "Ensaios do DVD" em que tocávamos algumas das músicas que entrariam no álbum e, nos shows logo após a gravação, também incluímos algumas dessas músicas inéditas e os vídeos foram caindo na Internet. Ficávamos impressionados e muito felizes de vermos as pessoas cantando e pedindo para tocarmos essas músicas que, teoricamente, seriam inéditas nos shows. Até quando fomos para os Estados Unidos em setembro de 2009, apenas um mês depois de termos gravado o DVD 5 Elementos, vimos as pessoas cantando as músicas novas... Foi muito gratificante! Então, apesar de tudo, acredito que, de um modo geral, essa exposição é muito boa sim.



A. Araújo - E os compositores, gravadoras, distribuidoras etc. Como ficam nessa história, já que com downloads gratuitos na internet não recebem os direitos?


* Alemão - É complicado para o compositor, pois, se por um lado você não recebe seus direitos, por outro sua música se torna mais conhecida e vende mais shows, assim recebe os diretos de compositores pelas músicas tocadas nos shows e, de alguma maneira, acaba ganhando. No caso das gravadoras e distribuidoras é ainda mais complicado, eles precisam ver outras formas de faturamento, como ações conjuntas com portais específicos da internet, operadoras de celular, enfim, o faturamento tem que vir por outros meios e nós precisamos fazer um trabalho pesado para sempre estimular os fãs a comprarem os CDs e DVDs originais.



A. Araújo – Mas você considera justo, os preços de CDs e DVDs originais no Brasil?


* Alemão - Existem muitas pessoas envolvidas, desde a produção do CD até o momento em que eles chegam nas lojas e tudo isso, aparentemente, encarece o preço. É difícil comparar os preços praticados em um produto pirata, sendo que apenas foram feitas cópias de um original e vendidas informalmente, com o preço de um produto que tem todo um trabalho por trás. Além disso, os impostos também contribuem para o aumento do preço dos originais, não tem muito como fugir.



Fonte : http://alexandrearaujojornalista.blogspot.com/2010/11/bate-papo-com-integrante-do-jeito.html?spref=tw

Nenhum comentário:

Postar um comentário